Umbra. É o eco dos teus passos na calçada quando caminhas sozinho às 3 da madrugada. É a forma que passa pelo canto do olho na escuridão quando estás distraído. São os pensamentos mal-formados antes de adormeceres. É o pesadelo cuja história não te lembras depois de acordares. É um gosto estranho de que não estavas à espera. São as palavras que se formam no meio do ruído da estática. É o programa que saltaste quando fazias zapping e a cujo canal não consegues regressar. É a sensação de dor na mão causada apenas pela tua mente. É a linha que dilui as categorias que juravas impossíveis de misturar.
Umbra. É uma antologia bianual de banda desenhada de autores de língua portuguesa. 5 histórias inéditas de 20 páginas a preto-e-branco em torno da ficção científica, teorias da conspiração, cenários pós-apocalípticos, weird fiction, crime, e outros elementos encontrados no ferro-velho da literatura e cinema de género. Sem desculpas. De forma directa. A ler.
Umbra. É um projecto de autores novos e veteranos. A primeira frente é a antologia, a ser lançada em 2019. Todos os telex sobre novas ofensivas sairão neste espaço.